2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Universidades públicas paulistas criam fórum de reitores para debater crise hídrica

20/02/2015 06:50

Mandatários de instituições públicas de Ensino Superior do Estado de São Paulo divulgaram nota nesta terça (3) em que anunciam a criação de um fórum de reitores "para o debate de questões estratégicas para a sociedade e a universidade" diante da crise hídrica.
Segundo a nota, os representantes das instituições que a subscrevem (UNIFESP, IFSP, UNICAMP, UNESP, UFABC, USP e UFSCar) se declaram "articulados e mobilizados para propor ações conjuntas que visam a enfrentar os cenários que se desenham em curto, médio e longo prazos".

O texto afirma que as instituições vão planejar a adaptação das atividades às ações de contingenciamento e solicitar aos órgãos competentes informações sobre o estado da quantidade e qualidade da água destinada ao abastecimento público e geração de energia hidrelétrica em São Paulo, além de se comprometer a intensificar medidas concretas de economia e uso racional da água.

A nota anuncia ainda a criação do Painel Técnico-Acadêmico Permanente de Recursos Hídricos (PTA-Hidro) e do comitê de gestores das universidades para compartilhamento de boas práticas no uso racional da água e energia. De acordo com o texto, "o PTA-Hidro se disponibilizará a participar ativamente dos fóruns governamentais estratégicos de gestão da crise hídrica, a fim de contribuir com a qualificação do debate e com a adoção de ações de governo implementadas nos diferentes setores da sociedade".

O reitor Klaus Capelle, que representou a UFABC no evento, disse: "Há muita competência técnica acumulada nas universidades públicas e é nosso dever cívico colocar, nesse momento de crise, essa competência à disposição da sociedade, na busca de soluções viáveis. Tanto em questões de pesquisa sobre recursos hídricos e saneamento ambiental, quanto em medidas concretas de economia de água, as universidades podem, e devem, estar na vanguarda da sociedade."

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...