2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Toni Morrison torna-se a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura

08/10/2018 09:21

No dia 8 de outubro de 1993 o mundo conheceu a primeira negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. O nome da escritora Toni Morrison, então com 62 anos, estava estampado em todos os jornais dos Estados Unidos após a decisão anunciada pela Academia Sueca, em Oslo, no dia anterior.

A escritora e também professora universitária de Princeton despertou a atenção da crítica internacional com o livro Song of Solomon(1977). Depois veio Beloved (Amada - 1987), um best-seller, vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção, no ano seguinte. A história do livro sobre um escravo fugitivo que, quando capturado, corta a garganta de sua filha para não vê-la crescer na escravidão conquistou o público e a crítica. Amada faz parte de uma trilogia que inclui Jazz (1992) e Paraíso (1997). Morrison ainda escreveu peças, ensaios e literatura infantil.

Em sua ficção e os seus ensaios, Morrison explorou a experiência negra nos Estados Unidos  a partir de suas raízes na escravidão e de sua presença vital na vida contemporânea. Nascida em Lorain, Ohio, em 18 de fevereiro de 1931, a escritora foi neta de um escravo no Alabama.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...