2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Pinochet lidera golpe de estado no Chile

11/09/2018 06:38

Em um dia como hoje, no ano de 1973, um grupo de militares chilenos liderado pelo general Augusto Pinochet atacou por ar e por terra a sede da presidência do Chile, que resultou na morte do presidente Salvador Allende - as circunstâncias de sua morte ainda não são claras, uma autópsia revelou que ele teria cometido suicídio, versão que é contestada.


O movimento de derrubada de Allende foi precedido por uma série de greves e ações desestabilizadoras conduzidas por setores empresariais e grupos de oposição ao governo socialista de Allende. Agentes do governo norte-americano também deram suporte a Pinochet.

O que se seguiu ao golpe foram torturas sistemáticas de presos e o assassinato de pelo menos 3 mil chilenos. Em 17 de dezembro de 73, Pinochet assumiu a presidência do país, cargo que ocupou até março de 1990. Recentemente, o governo chileno reconheceu que mais de 40 mil pessoas foram mortas, torturadas ou presas durante o regime militar (1973 a 1990).

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

Imigrante, por Janderson Lacerda

A casa ficava próxima ao rio Branco em Boa Vista. Era pequena, mas muito acolhedora. A decoração rústica, meticulosamente planejada, criava uma atmosfera aconchegante ao local. O aroma das flores e plantas fundia-se com o cheiro do rio que podia ser avistado da varanda. Após horas de conversas...

FALTA O PATRIOTISMO?

FALTA O PATRIOTISMO?

Estamos vivendo tempos que assustam aqueles que possuem um pouco de equilíbrio e pensamento racional. Não se pode deixar de lado a racionalidade sob pena dos frutos a serem colhidos no futuro serem de má qualidade, com consequente degradação da sociedade. O futuro é um projeto do que se faz hoje,...