Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

Pedro II torna-se Imperador do Brasil

07/04/2020 09:14

Com apenas cinco anos de idade, Dom Pedro II deu início no dia 7 de abril de 1831 ao reinado de 58 anos do Império do Brasil. Ele ficou no posto até a sua deposição em 1889, quando ocorreu a proclamação da República. Dom Pedro II tornou-se o imperador após a abdicação do pai, que deixou o trono e retornou a Portugal.

 

Filho mais novo do imperador Dom Pedro I do Brasil e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria, D. Pedro II nasceu no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1825. Como não pôde ser coroado aos cinco anos por ser menor de idade, ele passou a maior parte da sua infância e adolescência recebendo a preparação para se tornar um governante. O ambiente palaciano também o preparou muito bem para as intrigas e traições que enfretaria pela frente.

 

Até ser coroado, um grande debate se deu sobre a questão da maioridade de Pedro II. Havia um apelo para ela fosse antecipada, com o objetivo de não esperar até que ele completasse 18 anos para ser coroado. Havia pressa, pois o Brasil vivia um período muito turbulento sob o comando de regentes. As disputas entre facções políticas provocaram diversas rebeliões e levaram a uma situação extremamente instável no período regencial. Em 23 de julho de 1840, a Assembleia Geral declarou formalmente Pedro II maior de idade aos 14 anos. Com essa decisão, o garoto foi coroado e consagrado imperador em 18 de julho de 1841. Menos de dois anos depois, D. Pedro II também se casou por procuração com a Princesa Teresa Cristina.

Leia mais: History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...