Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

Ocorre a Batalha da Floresta de Teutoburg, a "maior derrota de Roma"

09/09/2020 09:03

A Batalha da Floresta de Teutoburg, também chamada de Desastre de Varo por historiadores romanos, ocorreu na Floresta de Teutoburg, no dia 9 de setembro (data estimada) do ano 9, na Alemanha, perto da atual cidade de Bramsche.

O confronto ocorreu quando uma aliança de tribos germânicas emboscou e destruiu três legiões romanas comandadas por Públio Quintílio Varo. A traição contra os romanos foi conduzida por Armínio, um oficial germânico, da tribo dos queruscos, que havia adquirido a cidadania romana e também recebido educação militar romana, o que lhe permitiu enganar o comandante romano e antecipar as respostas táticas do exército romano.

Apesar de várias campanhas de sucesso e incursões nos anos seguintes à batalha, os romanos nunca mais se aventuraram na conquista de territórios germânicos, ao leste do rio Reno, que, na realidade, constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano.

A vitória dos tribos germânicas contra as legiões de Roma, na Floresta de Teutoburg, teria resultado em efeitos que seriam sentidos durante muito tempo, tanto para os povos germânicos quanto no Império Romano. Os historiadores contemporâneos e modernos, geralmente, consideram a vitória de Armínio como "a maior derrota de Roma", uma das batalhas mais decisivas registradas na história militar, basicamente "um ponto de virada na história do mundo".
History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...