Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

O universo é criado, segundo Kepler

27/04/2020 10:17

Segundo o astrônomo alemão Johannes Kepler, o universo foi criado em um dia como hoje, no ano 4977 a.C. No século XX, com a teoria do Big Bang, demonstrou-se que os cálculos do cientista estavam errados em aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Apesar dessa teoria equivocada, Kepler é considerado um dos fundadores da ciência moderna: entre suas contribuições, estão as Três Leis do Movimento Planetário e numerosos estudos sobre o comportamento da luz e das lentes.

O cientista nasceu em 27 de dezembro de 1751 em Weil der Stadt, Alemanha. Na universidade, familiarizou-se com as teorias de Copérnico, que dizia que o Sol, e não a Terra, encontrava-se no centro do Sistema Solar, na contramão da opinião predominante na época. No ano de 1600, uniu-se à equipe de pesquisa do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, que estava então estudando a órbita de Marte. Após a morte de Brahe, Kepler o substituiu.

Em 1609, o astrônomo alemão publicou as primeiras duas de suas Três Leis do Movimento Planetário, que diziam que os planetas giram ao redor do Sol em órbitas elípticas, e não circulares, como se acreditava até então, e que suas velocidades aumentam à medida que se aproximam do Sol. A terceira lei, que relaciona os períodos das órbitas dos planetas à sua distância do Sol, por meio de uma simples fórmula matemática, foi publicada dez anos depois. Ele faleceu em 15 de novembro de 1630, em Regensburg, na Alemanha.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...