Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

Napoleão invade Moscou e se depara com emboscada russa

14/09/2020 19:00

As tropas de Napoleão chegaram até Moscou em um dia como hoje, no ano de 1812. O exército francês, porém, encontrou uma cidade abandonada e queimada, numa emboscada armada pelos russos assim que souberam que as tropas do imperador francês estavam na fronteira da Rússia.

A chamada Campanha Russa, na França, ou Guerra Patriótica, na Rússia, foi um ponto crucial para o temido exército francês, que acabou massacrado pelo frio e pela fome, sendo obrigado a retornar para a França, perseguido pelos russos. No caminho para casa, muitos homens morreram.

Dos 500 mil homens das tropas de Napoleão que haviam rumado para a Rússia, apenas 27 mil retornaram. Essa derrota provocou uma grande mudança na política europeia, pois enfraqueceu a hegemonia francesa e abalou severamente a reputação de Napoleão como um gênio militar imbatível.

Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para assegurar sua posição como Imperador e preparar a resistência aos avanços dos russos. A campanha russa, iniciada no dia 24 de junho de 1812, terminou com o gosto da derrota no dia 14 de dezembro seguinte, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia. Estes acontecimentos são retratados na obra Guerra e Paz, de Liev Tolstoi.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...