2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Mahatma Gandhi é preso pelos Britânicos ao lançar movimento - Deixem a Índia -

08/08/2018 16:03

 

Em um dia como este, no ano de 1942, o líder indiano Mahatma Gandhi e toda a Comissão de Trabalho do Congresso foram presos em Bombaim pelos britânicos. Gandhi ficou dois anos na cadeia, no Palácio de Aga Khan, em Pune. Gandhi foi para a cadeia por conta da liderança do movimento, "Quit India" (ou Deixem a Índia, ou Saiam da Índia), contra o Reino Unido, na busca pela independência, durante a Segunda Guerra Mundial. Em pouco tempo, este se tornou o maior movimento pela independência indiana, que resultou em prisões em massa e uma onda de violência. Gandhi e seus seguidores deixaram claro que não apoiariam a causa britânica na Guerra sem antes conquistar a independência imediata da Índia.

Durante o tempo em que ficou na cadeia, ele sofreu dois golpes em sua vida pessoal. O primeiro, foi a morte do seu secretário Mahadev Desai, vítima de ataque cardíaco, seis dias depois de sua prisão. O segundo foi morte de sua esposa Kasturba, que faleceu enquanto estava presa, em 22 de fevereiro de 1944. Seis semanas mais tarde, Gandhi sofreu um ataque grave da malária e foi liberado antes do fim da Segunda Guerra Mundial, no dia 6 maio de 1944. Ele necessitava de cuidados médicos e, caso morresse no cárcere, isso enfureceria o país.

Quando saiu da cadeia, Gandhi se deparou com um cenário político bem diferente. Outros partidos apoiaram a guerra e ganharam força organizacional. No final do conflito, os britânicos deram claras indicações de que o poder seria transferido para as mãos dos indianos. Neste ponto, Gandhi cancelou a luta, e cerca de 100 mil presos políticos foram libertados, incluindo a liderança do Congresso.

Em 1947, ocorreu a Independência na Índia, no dia 15 de agosto. No dia anterior, ocorreu a independência do Paquistão, algo que Gandhi era contra, pois não concordava com a partilha do país por conta da religião - a Índia é predominantemente hindu, enquanto o Paquistão é uma república islâmica.

No ano seguinte, Gandhi foi assassinado por um extremista hindu, em Nova Déli, no dia 13 de janeiro. Seus corpo foi cremado, e as cinzas jogadas no Rio Ganges. Seu assassino, Nathuram Godse foi condenado e enforcado.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...