2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Instituto de Relações Internacionais oferece curso para entender melhor o Oriente Médio

18/04/2015 09:18

 

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o curso gratuito de extensão universitária “Introdução geoestratégica ao Oriente Médio”, promovido pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI).

O Oriente Médio entrou no centro da política internacional a partir da Segunda Guerra Mundial e tem sido, desde então, palco de numerosos conflitos, assim como, de bem ou mal sucedidas iniciativas diplomáticas para sua resolução. A região é um laboratório da política internacional essencial para compreender a política das grandes potências, não só dos EUA e da Europa, mas também das emergentes.

É, também, um centro nevrálgico da economia internacional, pelo peso crítico da sua produção petrolífera, e ocupa uma atenção considerável da política externa, da sociedade civil, dos órgãos de informação e dos atores econômicos de muitos países. No entanto, constata-se um déficit de análise acadêmica e das demais instituições brasileiras sobre a região.

O objetivo do curso é aumentar o conhecimento, o estudo da situação geoestratégica e dos desafios políticos e de segurança de uma região que o filósofo francês Edgar Morin classificou como o “paiol do Mundo”, mas que também é plena de oportunidades e potencialidades  para a política externa do Brasil.

As atividades serão ministradas pelo professor colaborador do IRI, Álvaro Manuel Ribeiro Garcia de Vasconcelos, e pelo investigador associado sênior da Arab Reform Initiative (ARI) e também professor do IRI, Feliciano Sá Guimarães.

As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 9h às 13h, de 4 de maio a 8 de junho, com carga horária total de 26 horas. 

São oferecidas 30 vagas. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área de assuntos internacionais. Os alunos serão selecionados com base nos respectivos currículos acadêmicos. Para aprovação e recebimento de certificado, será exigida dos participantes a produção de paper, a ser entregue até o final do mês de junho, e presença mínima de 85%.

 

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

A ofensiva geral

O governo francês conta igualmente com as notícias falsas das grandes mídias para disseminar “elementos de linguagem” favoráveis a seus projetos. Um ex-ministro da Economia socialista que, mais tarde, fundou um partido liberal à sua imagem e semelhança explicou certa vez a arte e o modo de criar...

Santa bala, por Janderson Lacerda

Na guerra santa que vivemos no Brasil os MOROlistas (versão personificada dos moralistas) é quem ditarão as regras do comportamento social que deve ser cultivado na República da ordem e progresso; saudações positivistas ao filósofo Miguel Lemos! Foi-se o tempo em que as balas eram ofertadas às...