2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Instituto de Relações Internacionais oferece curso para entender melhor o Oriente Médio

18/04/2015 09:18

 

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o curso gratuito de extensão universitária “Introdução geoestratégica ao Oriente Médio”, promovido pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI).

O Oriente Médio entrou no centro da política internacional a partir da Segunda Guerra Mundial e tem sido, desde então, palco de numerosos conflitos, assim como, de bem ou mal sucedidas iniciativas diplomáticas para sua resolução. A região é um laboratório da política internacional essencial para compreender a política das grandes potências, não só dos EUA e da Europa, mas também das emergentes.

É, também, um centro nevrálgico da economia internacional, pelo peso crítico da sua produção petrolífera, e ocupa uma atenção considerável da política externa, da sociedade civil, dos órgãos de informação e dos atores econômicos de muitos países. No entanto, constata-se um déficit de análise acadêmica e das demais instituições brasileiras sobre a região.

O objetivo do curso é aumentar o conhecimento, o estudo da situação geoestratégica e dos desafios políticos e de segurança de uma região que o filósofo francês Edgar Morin classificou como o “paiol do Mundo”, mas que também é plena de oportunidades e potencialidades  para a política externa do Brasil.

As atividades serão ministradas pelo professor colaborador do IRI, Álvaro Manuel Ribeiro Garcia de Vasconcelos, e pelo investigador associado sênior da Arab Reform Initiative (ARI) e também professor do IRI, Feliciano Sá Guimarães.

As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 9h às 13h, de 4 de maio a 8 de junho, com carga horária total de 26 horas. 

São oferecidas 30 vagas. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área de assuntos internacionais. Os alunos serão selecionados com base nos respectivos currículos acadêmicos. Para aprovação e recebimento de certificado, será exigida dos participantes a produção de paper, a ser entregue até o final do mês de junho, e presença mínima de 85%.

 

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...