2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Giro Cultural promove passeio pela São Paulo Modernista

28/09/2015 22:05

O programa Giro Cultural, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, está promovendo, no mês de outubro, o roteiro “A USP e a São Paulo Modernista”. O roteiro destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do modernismo na cidade.

O passeio é gratuito e acontece aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de outubro, a partir das 10h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. A duração do passeio é de quatro horas.

O roteiro é uma oportunidade para que a população conheça o patrimônio histórico e cultural da USP, com pontos de parada em quatro órgãos da Universidade: o Museu Paulista e o Museu de Zoologia, no bairro do Ipiranga; o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, um casarão art nouveau do início do século XX que pertenceu à família Penteado; e o Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque Ibirapuera.

O percurso é feito de ônibus, que passa também pelos casarões da Rua Bom Pastor, no Ipiranga, e pelo centro da cidade, onde os visitantes podem observar algumas edificações modernistas, como os edifícios Montreal (1954), Eiffel (1956), Itália e Copan (1966), projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Uma equipe de mediadores, composta por historiadores, artistas plásticos e arquitetos, acompanha todo roteiro, que procura oferecer aos visitantes um olhar distinto sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950.

As inscrições para o passeio podem ser feitas on-line.

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...