Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

General alemão revela planos de Hitler para Rússia em seu diário

08/07/2020 16:42

Em um dia como este, no ano de 1941, após a invasão do exército alemão de Pskov, a 180 quilômetros de Leningrado, na Rússia, o chefe de estado-maior do exército alemão, General Franz Halder, registrou em seu diário os planos de Hitler para Moscou e Leningrado: "Para eliminar completamente de sua população, ou, de outra maneira, teremos que alimentá-los durante o inverno".

Em 22 de junho, os alemães lançaram uma maciça invasão na União Soviética, com mais de 3 milhões de homens. A operação foi de grande sucesso, já que grande parte do exército russo estava desorganizada e desavisada. No dia 8 de julho, mais de 280 mil prisioneiros soviéticos haviam sido presos e quase 2.600 tanques foram destruídos. As forças do Eixo já haviam avançado pouco mais de centenas de quilômetros dentro do território soviético. Stalin estava em pânico, mesmo com a execução de generais que haviam falhado na missão de afastar os invasores.

Franz Halder, chefe de gabinete, mantinha um diário em que descrevia a rotina das tomadas de decisões alemãs na época. Hitler estava confiante sobre a invasão da Rússia depois do sucesso inicial. Halder registrou que o "Fuhrer está firmemente determinado a colocar Moscou e Leningrado no chão". Halder também registrou que Hitler havia subestimado os números do exército russo e as amargas disputas internas entre facções que rivalizavam em relação à estratégia militar. Halder, entre outros, queria avançar direto para a capital, Moscou; Hitler queria encontrar-se com o grupo de exército do marechal Wilhelm Leeb, que rumava em direção a Leningrado. A vantagem de Hitler contra os soviéticos não iria durar. O inverno estava se aproximando e essa condição climática seria crucial para uma reviravolta favorável aos russos.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...