Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

Galileu chega a Roma para enfrentar acusações de heresia

13/02/2020 08:01

Neste dia, no ano de em 1633, o filósofo italiano, astrônomo e matemático Galileu Galilei chegava a Roma para enfrentar as acusações de heresia por defender a teoria de Copérnico, que afirmava que a Terra girava em torno do sol. Ele foi julgado oficialmente pela Inquisição Romana em abril do mesmo ano e concordou em se declarar culpado em troca de uma sentença mais leve. O Papa Urbano VIII determinou que o cientista ficasse em prisão domiciliar por tempo indeterminado. Galileu passou o resto de seus dias em sua casa de campo em Arcetri, perto de Florença, até o dia de sua morte, em 8 de janeiro de 1642.

Galileu, filho de um músico, nasceu em 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, Itália. Segundo alguns relatos, colocou em prática sua pesquisa sobre a queda de objetos de diferentes pesos na famosa torre inclinada de Pisa. Galileu ainda desenvolveu um telescópio que lhe permitiu observar montanhas lunares e crateras, os quatro maiores satélites de Júpiter e as fases deste planeta. Ele também descobriu que a Via Láctea era composta de estrelas. Na sequência da publicação de sua pesquisa, em 1610, Galileu ganhou fama e também foi perseguido por suas ideias. A inquisição romana tinha suas raízes na inquisição da Idade Média, e seu objetivo era procurar e processar os hereges, pessoas consideradas inimigas do estado católico por defender ideias contrárias às da igreja.

Atualmente, Galileu é amplamente reconhecido por suas importantes contribuições para o estudo do movimento e da astronomia. Seu trabalho influenciou cientistas como o matemático e físico inglês Isaac Newton, que desenvolveu a lei da gravitação universal. Em 1992, o Vaticano reconheceu formalmente o seu erro na condenação de Galileu.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...