Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

FEB entra em combate na Itália durante a Segunda Guerra Mundial

15/09/2020 10:09

Em 15 de setembro de 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) entrou em combate na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua primeira missão em solo europeu, os soldados brasileiros atuaram em conjunto com regimentos norte-americanos, formando a a Task Force 45. Eles ajudaram a liberar o Vale do rio Serchio da ocupação nazista.

No mesmo mês, os brasileiros conquistaram diversas vitórias, com as tomadas de Massarosa, Camaiore e Monte Prano. A partir de novembro daquele ano, já atuando como uma divisão completa, a FEB recebeu a missão de expulsar as tropas alemãs que ocupavam o norte dos Montes Apeninos. Iniciava-se a segunda e mais longa etapa da FEB na Itália, quando foi incumbida de tomar o complexo formado por Monte Castello, Belvedere e outros posições montanhosas em seus arredores.

Entre o fim de fevereiro e meados de março de 1945, aconteceu a Operação Encore, um avanço em conjunto com a recém-chegada 10ª divisão de montanha norte-americana. Assim, os brasileiros tomaram Monte Castello e Castelnuovo, enquanto os americanos conquistaram Belvedere e Della Torraccia.

A FEB permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. A divisão brasileira lutou contra nove divisões alemãs e três italianas. Morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos brasileiros durante a guerra. Além disso, houve aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...