2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Exposição reúne 43 peças do acervo de arqueologia amazônica do MAE

23/08/2015 18:30

No próximo dia 26 de agosto (quarta-feira), será aberta ao público, no saguão da Reitoria, a exposição “MAE/USP e a Amazônia: alguns olhares da Arqueologia”, organizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade.

O MAE é uma instituição museológica universitária que realiza ensino, pesquisa e extensão. O acervo do Museu é composto por aproximadamente 1.500.000 itens, incluindo objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e em épocas diversas, desde a Europa Paleolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade, até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil.

Inaugurada no saguão da Reitoria, a exposição reúne 43 peças oriundas do acervo de arqueologia amazônica, considerado um dos maiores do Brasil e formado por três coleções principais: a Coleção Harald Shultz, constituída a partir dos anos 50; a Coleção Tapajônica, adquirida na década de 1970 de Ubirajara Bentes, um colecionador da cidade de Santarém no Pará; e a Coleção Banco Santos, sob a guarda do museu desde 2005, por decisão judicial.

A exposição ficará em cartaz até o dia 6 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. O prédio da Reitoria está localizado à Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo.

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...