2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Educação Encontro de Comunidades de Aprendizagem ocorre nos dias 20 e 21 de março

08/03/2015 17:40

Encontro de Comunidades de Aprendizagem ocorre nos dias 20 e 21 de março

Nos dias 20 e 21 de março, o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) da UFSCar promove o V Encontro Comunidades de Aprendizagem. O evento visa a favorecer a interlocução entre pesquisadores, profissionais da educação, familiares e estudantes de escolas de ensino básico, para socialização das experiências que se desenvolvem nas Comunidades de Aprendizagem. Além de contribuir para a formação de estudantes de licenciaturas e de pós-graduação. As inscrições para participação podem ser feitas até 10 de março. As vagas são limitadas.

Comunidades de Aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de práticas educativas de êxito dirigidas à transformação social e educativa baseado nas interações e a participação da comunidade. A proposta foi inicialmente adotada na Espanha, pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (Crea) da Universidade de Barcelona. Em 2003, o projeto foi adotado no Brasil pelo Niase da UFSCar. O projeto adota a escola como espaço de transformação social e desenvolvimento local, com iniciativas de formação da educacional das crianças e dos familiares e também de outros atores envolvidos. Durante o evento serão apresentadas experiências e reflexões acerca do projeto, além da relação com a extensão universitária e formação de educadores. As palestras, mesas-redondas e cursos podem ser consultados na programação do Encontro.

Até o dia 6 de março, estão abertas as  inscrições para a apresentação de trabalhos , que pode ser no formato de relato de experiência e pesquisa ou ensaio. Serão aceitos apenas textos que se refiram diretamente às fases de transformação de uma escola em Comunidades de Aprendizagem, de Atuações Educativas de Êxito (Tertúlia Literária Dialógica, Grupo Interativo, Formação de Familiares, por exemplo), ou da Aprendizagem Dialógica. 

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

A LEI PELA LEI DE QUEM?

Na academia discutimos sobre a natureza e fundamentos da lei. Um debate, sem dúvida, filosófico que realizamos no mundo ideal, cuja perfeição nos instiga a reflexões na perspectiva real-ideal. O mundo ideal, perfeito, dos objetivos maiores que os ordenamentos jurídicos apresentam e que refletem os...

A ÚLTIMA FRONTEIRA DO CAPITALISMO NEOLIBERAL – É AQUI

Há dez anos escrevi um artigo sobre a África, onde discorri sobre a ação do capital na porção subsaariana do continente. Os impedimentos de natureza cultural, que apesar do longo período de colonialismo europeu, se constituíam em obstáculos a plena incorporação do continente no capitalismo...