Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

É votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

26/08/2019 09:03

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era aprovada em um dia como este, no ano de 1789, pela Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária. Este documento da Revolução Francesa define como universais os direitos individuais e coletivos dos homens (esta última palavra tem o sentido de "seres humanos" ou "humanidade").

Inspirada nos pensamentos dos iluministas, a Declaração com os seus 17 artigos foi votada de maneira definitiva em 2 de outubro. Ela foi reformulada em uma segunda versão em 1793. O documento serviu de base para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual. Também serviu de inspiração para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, das Nações Unidas.

Entre os seus artigos, estão afirmações de que "os homens nascem e são livres e iguais em direitos" (artigo 1); "a liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo" (artigo 4); "a lei é a expressão da vontade geral" (artigo 6); "a livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem" (artigo 11); e "a sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração" (artigo 15).

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador gratuito de visitas

Coluna

Eleições em 2020 e hábitos antigos no ABCD

Finda-se um ano e já próximo do novo ano devemos ficar atentos aos acontecimentos políticos, já que as eleições municipais marcadas para menos de um ano, tem uma importância crucial no atual contexto da bipolarização política e ideológica, que tomou conta da sociedade brasileira por esgotamento ou...

Governabilidade e corrupção no ABCD

A região foi impactada neste mês de setembro com a denúncia da Polícia Federal do mau uso do dinheiro público em São Bernardo do Campo, indiciando o prefeito por corrupção passiva e fraudes em licitações. A denúncia pode afetar a governabilidade municipal? Isso é o que interessa para o cidadão,...