2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

curso Princípios para Ação Social e Política - Módulo II - Política e Bem Comum

17/04/2015 15:34

Datas: 06.05, 13.05, 20.05, 27.05.2015
Área: Cidadania e Política
Carga horária: 8h
Público-alvo: Aberto ao público em geral.
 

Inscrição

 

Objetivos:
“Levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena”. É com base nesta e em outras ideias centrais da Doutrina Social da Igreja que nasce o programa “Princípios para Ação Social e Política”, reunindo aspectos da filosofia, sociologia, antropologia, ensino social cristão e direito.

 

O curso tem a finalidade de esclarecer e fixar princípios e diretrizes gerais a respeito da organização social e políticas de povos e nações. É, acima de tudo, um convite a agir. Os conteúdos tratados, sempre com uma visão sintética, mas profunda, permitirão aos participantes refletir sobre temas centrais para entender o papel da política e do Estado, a liberdade da pessoa humana e sua implicação para cidadania, além de oferecer referenciais humanistas para política e para economia.

 

O curso será oferecido em seis módulos durante todo o ano de 2015. Cada módulo tem duração de 8 horas, divididos em quatro aulas de 2 horas, sempre às quartas-feiras, no período noturno. O formato e o horário das aulas facilitam o acesso de vários públicos e fomentam a diversidade na composição do grupo-classe, respeitando e incitando à metodologia democrática e participativa que a Oficina Municipal busca desenvolver em todas as suas atividades.

 

Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas, desde 2002, realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da democracia, da cidadania, da política local e intermunicipal. 

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

A LEI PELA LEI DE QUEM?

Na academia discutimos sobre a natureza e fundamentos da lei. Um debate, sem dúvida, filosófico que realizamos no mundo ideal, cuja perfeição nos instiga a reflexões na perspectiva real-ideal. O mundo ideal, perfeito, dos objetivos maiores que os ordenamentos jurídicos apresentam e que refletem os...

A ÚLTIMA FRONTEIRA DO CAPITALISMO NEOLIBERAL – É AQUI

Há dez anos escrevi um artigo sobre a África, onde discorri sobre a ação do capital na porção subsaariana do continente. Os impedimentos de natureza cultural, que apesar do longo período de colonialismo europeu, se constituíam em obstáculos a plena incorporação do continente no capitalismo...