2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Centro Universitário Maria Antonia oferece cursos de literatura, filosofia e arquitetura

06/04/2015 23:28

m abril, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) oferece três cursos de difusão cultural sobre: literaturas africanas em português, o gosto dos filósofos e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha.

Os encontros do curso “Literaturas Africanas em português: contexto e singularidades” destacam alguns dos principais autores das literaturas africanas de língua portuguesa da atualidade, como Mia Couto, Ondjaki, Ana Paula Tavares e Paulina Chiziane, fazendo uma análise detalhada de textos importantes de cada autor, a partir de temas como oralidade, literatura de autoria feminina, música popular e de seus contextos específicos.

O curso será ministrado pela professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Tania Macêdo, que publicou, dentre outros, o livro Angola e Brasil, estudos comparados (Arte e Ciência, 2002), Luanda, cidade e literatura (Editora da Unesp; Nzila, 2008) e é coorganizadora de Mia Couto, um convite à diferença (Humanitas, 2013). Os encontros serão realizados às quartas-feiras, nos dias 8,15,22 e 29 de abril, das 16h às 18h.

No segundo curso, “O gosto dos filósofos”, será abordado o pensamento sobre as artes na ­ filosofia do século XVIII, época em que a crítica e a estética adquirem autonomia, destacando como Hume, Diderot, Rousseau e Kant, ao teorizarem sobre a pintura, o teatro, a literatura e a crítica de arte, permitiram a compreensão das artes de seu tempo, assim como certos aspectos da produção posterior.

Os encontros terão a condução do professor do Departamento de Filosofia da FFLCH, Pedro Paulo Pimenta, que se dedica a estudos na área de filosofia moderna. As atividades vão acontecer às quartas-feiras, nos dias 8,15,22 e 29 de abril, das 20h às 22h.

“Cidade e território na arquitetura de Paulo Mendes da Rocha” é o tema do terceiro curso. Nele, será feito um exame da obra do arquiteto, mostrando como seus principais projetos, construídos ou não, são, ao mesmo tempo, objetos arquitetônicos perfeitamente resolvidos e enunciações abrangentes sobre a cidade, o território e a natureza.

Os encontros estudam desde os primeiros projetos do arquiteto até suas construções realizadas a partir da década de 1980, como a Pinacoteca do Estado, em São Paulo. Este curso será proferido pelo docente da Università IUAV de Veneza, Daniele Pisani, que atualmente é professor visitante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e publicou livros sobre as obras de Paulo Mendes da Rocha, além de organizar uma exposição sobre o arquiteto.

A inscrição para cada curso custa R$ 200. O Ceuma tem desconto de 20% para estudantes e professores e de 40% para terceira idade. Mais informações pelo telefone: (11) 3123-5213 / 5214 ou por e-mail: cursosma@usp.br

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

Imigrante, por Janderson Lacerda

A casa ficava próxima ao rio Branco em Boa Vista. Era pequena, mas muito acolhedora. A decoração rústica, meticulosamente planejada, criava uma atmosfera aconchegante ao local. O aroma das flores e plantas fundia-se com o cheiro do rio que podia ser avistado da varanda. Após horas de conversas...

FALTA O PATRIOTISMO?

FALTA O PATRIOTISMO?

Estamos vivendo tempos que assustam aqueles que possuem um pouco de equilíbrio e pensamento racional. Não se pode deixar de lado a racionalidade sob pena dos frutos a serem colhidos no futuro serem de má qualidade, com consequente degradação da sociedade. O futuro é um projeto do que se faz hoje,...