2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

Centro Universitário Maria Antonia oferece cursos de literatura, filosofia e arquitetura

06/04/2015 23:28

m abril, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) oferece três cursos de difusão cultural sobre: literaturas africanas em português, o gosto dos filósofos e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha.

Os encontros do curso “Literaturas Africanas em português: contexto e singularidades” destacam alguns dos principais autores das literaturas africanas de língua portuguesa da atualidade, como Mia Couto, Ondjaki, Ana Paula Tavares e Paulina Chiziane, fazendo uma análise detalhada de textos importantes de cada autor, a partir de temas como oralidade, literatura de autoria feminina, música popular e de seus contextos específicos.

O curso será ministrado pela professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Tania Macêdo, que publicou, dentre outros, o livro Angola e Brasil, estudos comparados (Arte e Ciência, 2002), Luanda, cidade e literatura (Editora da Unesp; Nzila, 2008) e é coorganizadora de Mia Couto, um convite à diferença (Humanitas, 2013). Os encontros serão realizados às quartas-feiras, nos dias 8,15,22 e 29 de abril, das 16h às 18h.

No segundo curso, “O gosto dos filósofos”, será abordado o pensamento sobre as artes na ­ filosofia do século XVIII, época em que a crítica e a estética adquirem autonomia, destacando como Hume, Diderot, Rousseau e Kant, ao teorizarem sobre a pintura, o teatro, a literatura e a crítica de arte, permitiram a compreensão das artes de seu tempo, assim como certos aspectos da produção posterior.

Os encontros terão a condução do professor do Departamento de Filosofia da FFLCH, Pedro Paulo Pimenta, que se dedica a estudos na área de filosofia moderna. As atividades vão acontecer às quartas-feiras, nos dias 8,15,22 e 29 de abril, das 20h às 22h.

“Cidade e território na arquitetura de Paulo Mendes da Rocha” é o tema do terceiro curso. Nele, será feito um exame da obra do arquiteto, mostrando como seus principais projetos, construídos ou não, são, ao mesmo tempo, objetos arquitetônicos perfeitamente resolvidos e enunciações abrangentes sobre a cidade, o território e a natureza.

Os encontros estudam desde os primeiros projetos do arquiteto até suas construções realizadas a partir da década de 1980, como a Pinacoteca do Estado, em São Paulo. Este curso será proferido pelo docente da Università IUAV de Veneza, Daniele Pisani, que atualmente é professor visitante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e publicou livros sobre as obras de Paulo Mendes da Rocha, além de organizar uma exposição sobre o arquiteto.

A inscrição para cada curso custa R$ 200. O Ceuma tem desconto de 20% para estudantes e professores e de 40% para terceira idade. Mais informações pelo telefone: (11) 3123-5213 / 5214 ou por e-mail: cursosma@usp.br

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

GEOPOLÍTICA DE UMA NAÇÃO

O que os brasileiros precisam para que a qualidade de vida atinja a maioria? Essa é uma questão antiga que teve diversas propostas desde o “famoso” Barão de Rio Branco. Mas atualmente passado mais de um século dos primeiros projetos de formação da grande nação, nos vemos sem nenhum projeto que faça...

Direita X Esquerda

Direita X Esquerda

O campo político é formado por uma variedade de posicionamentos que representam interesses diversos, que não se resumem as posições da esquerda ou da direita, estes por sua vez se aglutinam em alinhamentos que podemos distribuir em três dimensões clássicas. A distribuição dos alinhamentos políticos...