Schützer Educacional - Pós, Licenciaturas, Extensões, Profissionalizantes

Campo de concentração de Bergen-Belsen é libertado pelos Aliados

15/04/2020 08:10

Em 15 de abril de 1945, tropas aliadas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha. Entre 1941 e o fim da Segunda Guerra Mundial foram mortos pelos nazistas no local ao menos 50 mil presos, entre judeus, comunistas e homossexuais, além de 20 mil prisioneiros soviéticos. A menina Anne Frank e sua irmã Margot estavam entre as vítimas.

Na verdade, o complexo de Bergen-Belsen, que ficava no norte do país, era constituído por vários campos. Havia três principais: o de prisioneiros de guerra, o de "residência" e o de "prisioneiros". Até 1943, o local era exclusivamente um campo para prisioneiros de guerra.

Durante sua existência, judeus, prisioneiros de guerra, prisioneiros políticos, ciganos roma, criminosos, Testemunhas de Jeová e homossexuais ficaram encarcerados no complexo. Estima-se que 120 mil presos tenham passado pelo local. Quando os Aliados começaram a avançar na Alemanha, no final de 1944 e início de 1945, o local também passou a receber milhares de prisioneiros judeus evacuados de outros campos.

No início de 1945, as péssimas condições sanitárias resultaram em um surto de doenças como tifo, tuberculose e disenteria. Essas epidemias resultaram na morte de dezenas de milhares de prisioneiros.

Leia mais: History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
visitas

Coluna

O carioca parece gostar de ser enganado

O que em cidades normais levaria a revoltas populares e processos judiciais, o morador do Rio de Janeiro aceita dando de ombros –  e reelege as mesmas figuras nas eleições, escreve Philipp Lichterbeck. O teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2011....

A revolução dos bichos" de Orwell: quem são os porcos?

Obra do jornalista e escritor britânico aborda a revolução soviética de forma satírica. Apesar de ter sido escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, romance segue mais atual do que nunca, 75 anos depois. A fábula de George Orwell se passa numa fazenda: "O Sr. Jones, proprietário da Granja...