2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

1813: Carta histórica leva à aliança europeia contra Napoleão

03/01/2018 08:38

Uma discreta carta de um general prussiano ao rei Frederico Guilherme 3° marcou o início da libertação da Europa da hegemonia francesa. Uma vitória da coragem pessoal sobre a hierarquia.

Em sua carta a Frederico Guilherme 3° (1779-1840), o general prussiano Ludwig Yorck (1759-1830) incitava o rei a aproveitar o momento para selar uma coalizão contra o imperador francês Napoleão Bonaparte, que por sua vez acabava de passar, na Rússia, pela primeira derrota militar de sua vida.

Antes, o general havia se negado, pela primeira vez em sua carreira, a cumprir ordens superiores. Seu 10° batalhão de soldados fora recrutado à força por Napoleão (1769-1821), para passar a fazer parte de um exército violento, com cujas forças a resistência da Rússia deveria ser dobrada.

Junto com o czar russo, Napoleão havia decretado um "bloqueio continental" contra a Inglaterra, através do qual a ilha deveria ser exaurida economicamente. Quando Nicolau 1° precisou contornar esse bloqueio, pois a Rússia dependia urgentemente das importações inglesas, o imperador francês resolveu atacar o último Estado independente do continente europeu.

Leia mais: DW Brasil

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador de visitas

Coluna

Imigrante, por Janderson Lacerda

A casa ficava próxima ao rio Branco em Boa Vista. Era pequena, mas muito acolhedora. A decoração rústica, meticulosamente planejada, criava uma atmosfera aconchegante ao local. O aroma das flores e plantas fundia-se com o cheiro do rio que podia ser avistado da varanda. Após horas de conversas...

FALTA O PATRIOTISMO?

FALTA O PATRIOTISMO?

Estamos vivendo tempos que assustam aqueles que possuem um pouco de equilíbrio e pensamento racional. Não se pode deixar de lado a racionalidade sob pena dos frutos a serem colhidos no futuro serem de má qualidade, com consequente degradação da sociedade. O futuro é um projeto do que se faz hoje,...