2ª Licenciatura, Pós, Extensão e Cursos

A igreja pula 10 dias na História

05/10/2019 08:02

O dia 5 de outubro não existiu em 1582. Isso porque, nesta data, a maior parte da Europa substituiu o calendário juliano pelo calendário gregoriano, e a transição significou o desaparecimento dos 10 dias posteriores a 4 de outubro de 1582 na história. Com o objetivo de estabelecer o dia 20 de março como o equinócio vernal, o sábio e matemático Cristóvão Clávio recomendou que a igreja fizesse um salto de dez dias.

Assim, em outubro de 1582, o Papa Gregório XIII emitiu uma ordem para que se anulasse do calendário as datas compreendidas entre os dias 5 e 14 de outubro e se adotasse um calendário moderno e ajustado, chamado gregoriano. Os países católicos da Europa acataram a ordem do Papa Gregório imediatamente e várias nações protestantes sancionaram a medida nos anos seguintes.

Atualmente, nenhum país utiliza o calendário juliano, que tem, agora, 13 dias a menos que o calendário gregoriano. No entanto, ele ainda é utilizado por muitas igrejas ortodoxas, motivo pelo qual a Páscoa é comemorada em datas diversas pelas diferentes igrejas.

History

Pesquisar no site

Contato

Herbert Schutzer
contador gratuito de visitas

Coluna

Eleições Municipais 2020 no ABCD, uma nova perspectiva

A um ano das eleições municipais vivencia-se no ABCD uma descrença na política municipal, devido a imagem dos políticos e da política agravada pela longa fase de denúncias que a “Operação Lava Jato” implantou no país, que terminam por afastar os munícipes qualificados da atuação política. Qual o...

Governabilidade e corrupção no ABCD

A região foi impactada neste mês de setembro com a denúncia da Polícia Federal do mau uso do dinheiro público em São Bernardo do Campo, indiciando o prefeito por corrupção passiva e fraudes em licitações. A denúncia pode afetar a governabilidade municipal? Isso é o que interessa para o cidadão,...